Prefácio

    Seria simplório, da minha parte, registrar que esta obra é mais uma publicação no meio de tantas outras. Seria inconsequente dizer que se trata somente de mais uma fonte. Não, caros leitores, preciso esclarecer que a prática e o empenho do autor se transformaram em letras e que estas descansaram sobre o papel para tornar público este conhecimento, muito bem fundamentado, testado e aplicado.
    Roberto Cardia é um nome forte e mais forte é o que o seu profissionalismo traz.
    Ele apreende, reelabora e confia ao leitor páginas e mais páginas de um conteúdo não modal e histórico...com uma escrita acessível e linda...como a simplicidade sempre foi...e sempre será.

Chrystiane Stein


Agradecimentos

O meu muito obrigado a,
Alan do Carmo, Alexandre Félix, Angelo Cesar Resende, Bell Menezes, Bruno Passos, Carlo Felipe Albuquerque dos Santos, Carmelino de Souza Vieira, Chrystiane Stein, Cintia de Aquino Daflon, Claudio André, Claudio Chaves, Elida Kronig, Ely Nascimento Cardia, Erick Pimentel, Francisco Jose de Luccas Braga, Henrique Oliveira, Jadir Fialho Figueira, João Celso, Ivanildo Marques, José Roberto de Lira, Júlio Cesar, Liebe Busse Ribeiro (in memoriam 1930 - 2004), Luiz dos Santos, Marcelino Soares Barros, Marcus Rezende, Nadir de Carvalho(in memorian 1912 - 2009), Oberdan Silva, Renato Ribeiro, Rodney Américo dos Reis, Rosane Lumertz, Teófanes Alves Pereira e Vagner Esteves - Academia Kim, Casa do Alpinista, Confederação Brasileira de Tae Kwon Do, Federação de Tae Kwon Do do Estado de Minas Gerais e Federação de Tae Kwon Do do Estado do Rio de Janeiro.