Prefácio

    O autor demonstra, através da sua criação, uma preocupação em introduzir o novo leitor em um mundo contrário ao Ocidental. Para isso faz um largo apanhado de fontes primárias, fotos, datações e escritos que transportam-nos para uma cultura, aparentemente, difícil de ser compreendida mas que, uma vez desvendada, pode perfeitamente conviver com outras informações que já trazemos.
    É muito importante ressaltar o compromisso com a História. O autor empresta ao livro uma veracidade facilmente comprovada se comparado com outras fontes disponíveis.
    A linguagem é simples e o autor emprega seus esforços, muitas vezes, para explicar a terminologia que diga respeito a uma ou outra abordagem. No entanto, não se trata de mais um livro sobre Artes e Técnicas Marciais. Outrossim, trata-se de um apanhado sobre um modus vivendi que ainda pode existir nos dias atuais e que dá embasamento para práticas transformadoras. É um agradável passeio por informações variadas, indicações bibliográficas, curiosidades, esporte e luta. Na realidade, é uma leitura sedutora que convida o apreciador a querer estudar mais sobre o assunto e aprofundar-se em casos específicos.
    Sinto-me privilegiada por escrever estas linhas por dois motivos: conhecer de perto a trajetória do autor e ainda respeitá-lo como profissional e estudioso que busca canalizar seu conhecimento para a saúde e o bem-estar comum.

Chrystiane Stein

Agradecimentos

Impossível deixar de citar e prestigiar a todos que fizeram nascer esta obra com suas generosas contribuições. Sem mensurar a quantidade e a qualidade de informações, revisão, diagramação, tradução, ilustração e empréstimos de bibliografia de cada contribuinte, meu agradecimento é igual para todos. Por este motivo, a ordem alfabética justifica o sentimento de igualdade.O meu muito obrigado a,
Angelo Cesar Resende, Bell Menezes, Chrystiane Stein, Cintia Daflon, Débora Monteiro Moretti, Edimir Fumio Kawakubo, Ely Nascimento Cardia, Fabiane Ferreira Durão, Francisco Jose de Luccas Braga, Guilherme Lacerda Henrique Oliveira, Jadir Fialho Figueira, Letícia Rianna Santana, Liebe Busse Ribeiro (in memoriam 1930 - 2004), Lucas Cortezia Quedevez, Marcos Roberto M. M. Coutinho, Maria Aparecida de Oliveira Monteiro, Nadir de Carvalho, Ramon Pereira de Souza, Renato Ribeiro, Yong Min Kim, Academia Kim, Casa do Alpinista, Confederação Brasileira de Tae Kwon Do, Federação de Tae Kwon Do do Estado do Rio de Janeiro, Liga Nacional de Tae Kwon Do, Federação Paulista de Tae Kwon Do Olímpico Tradicional e Instituto Benjamin Constant.